Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Pelo menos 27 universidades federais vão exigir que alunos, professores e servidores apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar as dependências universitárias na volta ao formato presencial.
Enquanto algumas instituições continuam com atividades remotas, outras já adotaram retomada em modelo híbrido.
Levantamento feito pelo Metrópoles em contato com todas as universidades brasileiras mostra que 27 já decidiram cobrar a comprovação, quatro não vão exigir e 34 ainda não decidiram ou não retornaram o contato da reportagem do site.
No fim de dezembro, um despacho do Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições federais de ensino não poderiam cobrar a comprovação.
De acordo com o documento assinado pelo ministro Milton Ribeiro, a exigência só poderia ser estabelecida por meio de lei federal.
A determinação, porém, foi suspensa por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro considerou que “as instituições de ensino têm autoridade para exercer sua autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação”.