Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Johnson & Johnson decidiu fechar a única fábrica, localizada na cidade holandesa de Leiden, que produzia lotes utilizáveis da vacina Janssen contra o novo coronavírus (Covid-19).
A interrupção é temporária – espera-se que a fábrica volte a produzir a vacina novamente após uma pausa de alguns meses. Outras instalações foram contratadas para produzir a vacina, mas ainda não estão funcionando ou não receberam aprovação regulatória.
Segundo o jornal americano New York Times, a decisão de suspender a produção gerou preocupações em executivos da empresa de que isso prejudicaria a capacidade da empresa de cumprir seus contratos de vacinas.
A instalação em Leiden está produzindo uma vacina experimental para proteger contra outro vírus. O outro imunizante seria potencialmente mais lucrativo para a empresa.
O porta-voz da Johnson & Johnson, Jake Sargent, disse que a empresa está “focada em garantir que nossa vacina esteja disponível onde as pessoas precisam” e que sua rede global de produção “está trabalhando dia e noite” para ajudar a combater a pandemia.
Ele disse também que a empresa continua entregando lotes da vacina para instalações que engarrafam e embalam doses. Jake ainda afirmou que a Johnson & Johnson tinha milhões de doses prontas em estoque.
Em 2021, a empresa registrou US$ 2,39 bilhões em vendas da vacina contra a covid, ficando abaixo de sua própria meta de US$ 2,5 bilhões.
No mês passado, a farmacêutica estimou até 3,5 bilhões de dólares em vendas de sua vacina contra a covid-19 em 2022, um salto de 46%.