Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em conversa com jornalistas na tarde desta quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que, “por coincidência ou não”, a Rússia anunciou que iria retirar tropas da fronteira com a Ucrânia.
“A leitura que tenho de Putin é que ele busca a paz e que qualquer conflito não interessa para ninguém do mundo. Mantivemos nossa agenda e, por coincidência ou não, parte das tropas deixaram as fronteiras. Entendo que tudo indica uma grande sinalização de que um caminho para a solução pacífica se apresenta no momento para Rússia e Ucrânia”, disse o presidente depois de um jantar com empresários.
Na conversa, Bolsonaro afirmou que sua visita foi uma “missão comercial e de paz”. Também em fala aos repórteres, mais cedo, depois da reunião com Putin, Bolsonaro disse que a “paz para o mundo” é interesse de todos.
O presidente disse que não tratou sobre “questões regionais” na conversa com o líder russo.
A visita do brasileiro atendeu a um convite de Putin, mas a viagem ocorre no momento de alta tensão entre Rússia e Ucrânia. Bolsonaro foi orientado pelo Palácio do Itamaraty a não introduzir o assunto na reunião com Putin.