Coronavírus

Número real de mortes por Covid-19 no mundo é de quase 15 milhões, diz OMS

A pandemia de Covid-19 causou a morte de quase 15 milhões de pessoas em todo o mundo, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso é 13% mais mortes do que o normalmente esperado em dois anos.

A OMS acredita que muitos países subestimaram os números que morreram de Covid – apenas 5,4 milhões foram relatados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na Índia, houve 4,7 milhões de mortes por Covid, diz – 10 vezes os números oficiais – e quase um terço das mortes por Covid em todo o mundo. O governo indiano questionou a estimativa, dizendo ter “preocupações” com a metodologia, mas outros estudos chegaram a conclusões semelhantes sobre a escala de mortes no país.

A medida usada pela OMS é chamada de excesso de mortes – quantas pessoas morreram a mais do que seria normalmente esperado com base na mortalidade na mesma área antes da pandemia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses cálculos também levam em consideração as mortes que não foram diretamente causadas pelo Covid, mas causadas por seus efeitos indiretos, como as pessoas não conseguirem acessar hospitais para os cuidados de que precisavam. 

Também é responsável pela má manutenção de registros em algumas regiões e testes esparsos no início da crise.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas a OMS disse que a maioria das 9,5 milhões de mortes extras vistas acima das 5,4 milhões de mortes por Covid relatadas foram consideradas mortes diretas causadas pelo vírus, em vez de mortes indiretas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile