Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (02), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recomendou que grupos prioritários como pessoas com comorbidades, idosos e estudantes utilizem máscara por conta de um aumento no número de casos nas últimas duas semanas.
Na coletiva, Paes deixou claro que não se trata de uma imposição: “Não vamos impor uso de máscara, mas vamos sugerir que essas pessoas, se possível, utilizem máscaras. Estamos no campo das recomendações. A gente espera não ter que impor nenhuma medida restritiva“.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia comentou sobre o aumento no número de casos nas últimas semanas, o de óbitos não cresceu:
“Estamos entrando no período do inverno. É esperado um aumento de casos de síndrome gripal. De cada 100 pessoas, 80 com sintomas não estão com Covid. No pico chegamos a ter 180 mil casos em uma única semana e hoje o pico é com menos de mil casos por dia. Nosso pico mais alto das últimas semanas foi de 5 mil casos em 7 dias na última semana”.
Foram registrados mais casos de Covid este ano que no ano passado e em 2020. Em 2022 o Rio registrou 462 mil, ano passado foram 307 mil registros e em 2020 foram 221 mil.
Na coletiva, Paes ainda fez um apelo para que as pessoas tomem a vacina: “Vacina não tem nenhum tipo de contraindicação a não ser em casos específicos. Então fica aqui o apelo para que as pessoas se vacinem. Vamos monitorar isso de perto entendendo que nós vivemos um outro momento”.
A cidade do Rio está com 97 % de taxa de ocupação. 69 pessoas estão internadas com Covid, 28 em UTIs. 14 pessoas aguardam leitos.