Coronavírus

Estudo aponta 1º caso de transmissão de Covid-19 de gato para humano

Pesquisadores da Universidade Príncipe de Songkla, na Tailândia, afirmam ter identificado o primeiro caso de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) de um gato para um humano.

Até então, foram relatados apenas situações inversas, em que os animais de estimação foram infectados por seus tutores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo um artigo divulgado na semana passada na revista Emerging Infectious Diseases e publicada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), uma médica veterinária de 32 anos provavelmente foi infectada enquanto examinava o gato em agosto do ano passado, quando ele espirrou no rosto dela.

Os tutores de felino, um pai e filho de Bangkok, desenvolveram os primeiros sintomas de Covid-19 em 4 de agosto. No dia 8, eles foram transferidos para um hospital em Songkhla, a 20 horas da capital da Tailândia. Por algum motivo que não ficou claro no estudo, eles levaram o gato junto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao chegar no destino, o animal de estimação foi levado para um hospital veterinário para exames, onde a médica de 32 anos coletou amostras de secreções. Neste momento, ele espirrou em seu rosto.

A médica usava luvas e máscara, mas não tinha proteção nos olhos, como óculos ou face shield, por exemplo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A veterinária desenvolveu os primeiros sintomas da Covid-19 em 13 de agosto. A doença foi confirmada por testes de diagnóstico. Ela não tinha tido contato com outras pessoas com Covid-19 ou com os tutores do gato na época.

Testes de sequenciamento genômico confirmaram que tanto o gato quanto os três pacientes foram infectados pela variante Delta do coronavírus, que não era comum em Songkhla na época.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile