Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (15), o Município do Rio de Janeiro começou a vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 com a CoronaVac. É a 1ª capital brasileira a imunizar esses pequenos.
As crianças de 4 anos recebem a dose primeiro — os de 3, a partir de quarta-feira da semana que vem (20).
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou essa etapa do calendário em suas redes sociais no fim da manhã desta quinta (14).
Ele não esperou o aval do Ministério da Saúde e baseou sua decisão na liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A decisão foi de iniciar para não perder tempo”, disse Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.
“A gente tem a oportunidade e tem que se vacinar”, afirmou a geógrafa Ana Moretti, que trouxe a filha, Clarice, de 4 anos, para ser vacinada.
Clarice foi a 1ª a ser imunizada contra a Covid no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea. A mãe veio com uma camiseta com a marca do SUS para valorizar os profissionais envolvidos no trabalho.
Hoje a prefeitura tem cerca de 100 mil doses de CoronaVac nos estoques. De acordo com o superintendente, isso representa mais ou menos a metade do necessário para vacinar toda a população de 3 e 4 anos na cidade do Rio, de 170 mil carioquinhas.
No Rio, quase 3,5 milhões de cariocas estão com pelo menos uma dose atrasada.