Coronavírus

Projeto de visitas virtuais diminuem sofrimento de pacientes da covid-19 no Rio

Professores e alunos das áreas de psiquiatria e psicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveram um projeto social como uma boa ação em meio a pandemia do novo coronavírus que assola o país. O projeto já começou a ser colocado em prática na semana passada no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), e se baseia em algo bem simples, são visitais virtuais para pacientes internados com covid-19. A iniciativa faz parte do projeto “PSI Covid” e consiste na realização de videochamadas entre pacientes e familiares por meio de aparelhos celulares.

De acordo com a médica Silvana Ferreira, chefe da Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hupe, “entrar em contato com os familiares diminui muito a ansiedade da internação e a ansiedade dos familiares também”. Silvana divide a coordenação do projeto com o psicólogo e professor da Uerj, Vinícius Darriba.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
 

Silvana disse que ainda não houve tempo suficiente para se analisar a questão da evolução dos pacientes após o início das visitas virtuais. “Mas, de qualquer forma, é uma humanização muito importante do processo de internação (pela covid-19), visto que o isolamento é absolutamente necessário. Não tem como fazer de outra forma, em função da alta infectividade desse vírus”. A médica ressaltou que a ideia do projeto é minimizar o sofrimento causado pelo processo de internação, “que já é tão grande pelo próprio processo de doença”, e mais especificamente do isolamento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile