Coronavírus

Butantan detecta variante suíça da Covid em SP e novo caso da mutação sul-africana

Na segunda-feira (26), o Instituto Butantan informou que encontrou três novas variantes da Covid-19 no Estado de São Paulo. Segundo a nota do Instituto, os pesquisadores localizaram a variante B.1.318, encontrada na Suíça e no Reino Unido, em um paciente em Itapecerica da Serra, além de uma mutação da variante brasileira em Jardinópolis e um novo caso da variante sul-africana na Baixada Santista.

Essa última é a que mais causa preocupação nos pesquisadores, já que ela tinha sido encontrada inicialmente em Sorocaba e se mostrou mais agressiva do que as variantes brasileiras. A descoberta foi feita durante uma vigilância de sequenciamento genômico de parte das amostras diagnosticadas nos laboratórios do Instituto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda de acordo com a nota do Instituto, o Butantan não tem dados suficientes para atestar que a variante suíça e a nova mutação amazônica apresentam riscos graves.

“Esses estudos mostram que tem muita variante em São Paulo. Precisamos de políticas de contenção e respeitar o distanciamento social para que a gente não fique espalhando variantes”, explica a vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga, em entrevista ao site do Instituto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É interessante para podermos entender de que forma essas variantes podem ser diferentes para os indivíduos, o que pode ser mais complicado e menos complicado, o que mudou”, completa a diretora do CDC, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile