Coronavírus

Vacina contra a Covid-19 afeta o ciclo menstrual, aponta estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois e da Escola de Medicina da Universidade de Washington constatou que 42% dos participantes que disseram ter ciclo menstrual regular observaram aumento do fluxo depois de receberem a vacina contra a Covid-19.

O estudo foi publicado na revista científica Science Advances na sexta-feira (15).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entre as entrevistadas que normalmente não menstruam, 71% das que usam anticoncepcionais, 39% das que fazem tratamento hormonal e 66% entre as que estão na pós-menopausa relataram um sangramento inesperado.

Desde que a vacinação começou, pacientes passaram a relatar mudanças nos seus ciclos menstruais depois de receberem as injeções. Esses apontamentos levaram as universidades a iniciarem uma pesquisa on-line em abril de 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 3 meses, a equipe recebeu mais de 39.129 respostas de indivíduos entre 18 e 80 anos sobre seus ciclos menstruais. Todos os entrevistados foram totalmente vacinados contra a covid-19 com imunizantes da Pfizer, Moderna, Janssen ou outro aprovado fora dos EUA, onde o estudo foi conduzido. Além disso, os participantes não tiveram covid ou não sabiam caso tenham sido infectados.

Katharine Lee, antropóloga biológica da Escola de Medicina da Universidade de Washington e autora principal do estudo, salientou que os resultados não foram comparados com o de pessoas não vacinadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a especialista, é possível que as que observaram mudanças em seus ciclos após a vacinação tenham sido mais propensas a participar da pesquisa.

De qualquer forma, o resultado comprova o que outros estudos menores sobre o mesmo tema já haviam constatado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile