Jogos Olímpicos de Paris

Juiz de Surfe é Suspenso das Olimpíadas de Paris Após Foto Polêmica com Surfista denunciada por Pedro Scooby

(Instagram)

A Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira a suspensão do juiz Ben Lowe, que não vai mais julgar o desempenho dos surfistas nas Olimpíadas Paris 2024. A decisão da entidade ocorreu após a divulgação de uma foto polêmica em que o árbitro aparece ao lado de um dos surfistas que disputam medalha em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. A imagem foi exposta pelo surfista Pedro Scooby.

Scooby relembrou que Lowe estava no painel de arbitragem na Olimpíada de Tóquio-2020 e foi quem deu as notas mais baixas para o brasileiro. Ele também estava presente na semifinal da competição, quando o japonês Kanoa Igarashi venceu Gabriel Medina, deixando-o fora da disputa pela medalha de ouro. Houve controvérsia durante a prova em Tóquio por causa das notas de Medina e Igarashi, especialmente em manobras semelhantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Scooby contou que recebeu a foto dos dois juntos pelo WhatsApp. “Vou fazer uma comparação. Imagina o jogo FlaxFlu. Um dia antes, o juiz lá do futebol vai encontrar o Gabigol. Tá de sacanagem? Isso aqui é uma entidade séria, Olimpíadas. Não poderia acontecer”, declarou o surfista utilizando um filtro do Instagram com a imagem de Medina que viralizou durante as Olimpíadas.

A foto em questão foi publicada na segunda-feira passada. De folga devido às condições ruins do mar de Teahupo’o, no Taiti, onde o surfe é disputado durante as Olimpíadas, o surfista australiano Ethan Ewing, que pode cruzar o caminho de Gabriel Medina ou João Chianca até a final, apareceu ao lado do técnico Bede Durbidge e de Ben Lowe, também australiano e um dos árbitros olímpicos que estão julgando as ondas na Polinésia Francesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas” – dizia a legenda da foto publicada, que não está mais disponível.

Em sua decisão, a ISA afirmou que é “inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta” e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas “para proteger a integridade e a justiça da competição”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ISA já havia sido alvo de protesto da CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), que enviou em abril uma carta demonstrando preocupação com a integridade do julgamento nas Olimpíadas.

Eis a íntegra  da decisão da ISA:

“A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.

Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.

A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile