Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Baleias-jubartes adultas foram flagradas e capturadas por pesquisadores fazendo sexo pela 1ª vez na história. O caso aconteceu em janeiro de 2022, mas só foi publicado nesta terça-feira (27) pela revista científica Marine Mammal Science.
Após análises, os pesquisadores identificaram que os mamíferos fotografados eram machos. A imagem foi captada quando as baleias se aproximaram do barco dos pesquisadores nas proximidades da ilha de Maui, no Havaí (EUA).
De acordo com os relatos, os animais interagiam entre si e circularam a embarcação diversas vezes. Os motores do barco estavam desligados.
As baleias estavam a cerca de 5 metros da superfície, e os pesquisadores puderam observá-las por, aproximadamente, 30 minutos. Após alguns minutos, uma das jubartes se aproximou da outra, por trás, e a penetrou. Cada penetração teve duração de cerca de 2 minutos.
De acordo com publicação da Pacific Whale Foundation, que financiou o estudo da pesquisadora Stephanie Stack, envolvida no registro, apesar de anos observando a espécie, o registro de penetração entre machos de baleias-jubartes é raro.
“Embora esta seja a primeira vez que foi relatado para baleias-jubartes, o comportamento homossexual é comum no reino animal e bem documentado para muitas espécies de cetáceos [mamíferos aquáticos]. A primeira atividade sexual documentada entre baleias-jubartes acrescenta detalhes e conhecimentos valiosos para a nossa compreensão dessas magníficas criaturas, oferecendo novos insights sobre o comportamento reprodutivo desta espécie”, diz o comunicado da Pacific Whale Foundation.