Especiais

Romero Jucá vira réu na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro

O juiz responsável pela Lava Jato no Paraná, Luiz Antônio Bonat, aceitou nesta segunda-feira (15), um denúncia da Operação Lava Jato e tornou réus os ex-senadores do MDB, Romero Jucá e Valdir Raupp, por corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro, informa o G1.

Jucá é acusado de receber R$ 1,3 milhão de propina da NM Engenharia pelo apoio à manutenção Sergio Machado na presidência da Transpetro. O dinheiro foi doado para campanhas eleitorais do ex-senador e políticos do MDB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já Rauup foi acusado por receber doações de R$ 1 milhão da Odebrecht Ambiental em 2012, também pelo apoio a Machado — ele garantia contratos às construtoras em troca de vantagem indevida para os políticos do partido, responsáveis por sua indicação ao cargo.

Na decisão, Bonat levou em conta comprovantes de depósitos bancários para diretórios do MDB, relatórios de visitas dos políticos à Transpetro, anotações de executivos da NM detalhando como seriam feitos os pagamentos, fotografias mostrando a proximidade de Jucá e Raupp com representantes da construtora.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os fatos foram descritos de modo circunstanciado e identificada a forma de participação de cada um dos denunciados […] Os elementos probatórios examinados conferem à denúncia do MPF e seu aditamento substrato probatório suficiente para o recebimento, estando presente a justa causa para a ação penal”, escreveu o juiz na decisão.

A denúncia contra Jucá e Raupp foi apresentada por Rodrigo Janot em 2017 ao STF. Como eles perderam o foro privilegiado, a acusação foi enviada à primeira instância da Justiça Federal. Renan Calheiros já responde como réu pelo mesmo caso no Supremo. As acusações contra José Sarney e Garibaldi Alves Filho foram arquivadas por prescrição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile