Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na noite desta segunda-feira (04), o jogador William Ribeiro, de 30 anos, foi preso em flagrante e autuado por tentativa de homicídio qualificado após agredir o árbitro Rodrigo Crivellaro em partida válida pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
O juiz chegou a ficar desacordado e precisou ser levado às pressas para o hospital em Venâncio Aires, a cerca de 130 km da capital Porto Alegre. Crivellaro foi submetido a uma bateria de exames, mas passa bem.
De acordo com o delegado Vinicius Lourenço Assunção, responsável pelo caso, Ribeiro assumiu um risco de matar ao agredir o árbitro na cabeça, o que caracteriza o chamado dolo eventual. O atleta foi autuado por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.
O Código Penal prevê uma pena de 12 a 30 anos para o crime, mas ela é reduzida de um a dois terços por não ter se consumado. Isso também depende do entendimento do Ministério Público, que oferece ou não denúncia após o indiciamento.
A agressão ocorreu aos 15 minutos segundo tempo da partida contra o Guarani, de Venâncio Aires, no Estádio Edmundo Feix.
Nas imagens da transmissão, é possível ver William Ribeiro acertando um chute na cabeça de Crivellaro, que já estava caído no chão. O juiz ficou imóvel após sofrer a agressão, e imediatamente recebeu atendimento médico. Crivellaro foi encaminhado ao hospital local, onde passou por exames na cabeça, na cervical e na bacia.
ASSISTA:
https://twitter.com/realfutebolnews/status/1445219044903247874
A partida foi suspensa após o ocorrido e será retomada às 15h30 desta terça-feira, a partir de onde parou. O Guarani vencia por 1 a 0, em jogo válido pela 12ª rodada da competição.
Ao ser interrogado, Ribeiro se reservou ao direito de permanecer em silêncio. Ele foi conduzido à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires. O jogador possui antecedentes criminais por vias de fato e duas por lesão corporal entre 2009 e 2021.
Defendendo o São Paulo-RS, o jogador gaúcho já agrediu um torcedor em um jogo contra a Lajeadense este ano, mesmo estando fora do campo e não relacionado. Já em 2014, ele foi expulso por dar um soco em um adversário do Pelotas enquanto jogava pelo Guarani de Venâncio Aires.
Após o novo caso de violência na última segunda-feira, o São Paulo-RS anunciou a recisão de contrato com o jogador, acrescentando que o clube tomará “todas as medidas possíveis e legais em relação ao fato”.
Em nota, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) disse que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) irá averiguar os fatos e tratar das respectivas sanções. A entidade lamentou a agressão contra o árbitro e desejou “pronta recuperação a Rodrigo Crivellaro”.
Ribeiro, de 30 anos, nasceu em Pelotas (RS) e construiu sua carreira nas divisões inferiores do futebol gaúcho. Ele atua tanto como atacante quanto como meia e começou na base do Internacional. Após passar por mais de 15 equipes locais, o atleta voltou a defender o São Paulo-RS neste ano, em sua terceira passagem pelo clube. Atuou em 18 jogos nesta temporada, nos quais marcou dois gols.