Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quinta-feira (26), torcedores do Atlético de Madrid penduraram um boneco horrível do atacante do Real Madrid , Vinicius Jr, em uma ponte na capital espanhola, simulando enforcamento.
É a segunda vez nesta temporada que os torcedores do Atlético fazem do brasileiro um boneco racista às vésperas do clássico de Madri. Em setembro, um fantoche do jogador de 22 anos foi colocado do lado de fora do Wanda Metropolitano antes do confronto da La Liga.
Na última partida entre as equipes cânticos racistas foram entoados contra Vinicius Jr nas proximidades do estádio.
Durante a partida, também foram ouvidos ataques como “Vinicius, você é um macaco” ou “Vinicius, morra”.
Acima, estenderam uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real”, lema da torcida organizada do Atlético de Madrid.
Une poupée gonflable avec un t-shirt a l’effigie de Vinicius jr a été suspendus à un pont dans les environs de Valdebebas. C’est plus que intolérable ! pic.twitter.com/I2JMFzqnLq
— LaligaFr (@FrLaliga) January 26, 2023
Em nota oficial divulgada na manhã de hoje, o Atlético de Madrid condenou o ato de racismo feito por seus torcedores. A LaLiga também repudiou o ocorrido.
“Atos como este são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade”, dizia um comunicado do clube. “Nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e absoluta.
“A rivalidade entre os dois clubes é do mais alto nível, mas o nosso respeito também. Nenhum indivíduo, sejam quais forem as suas intenções ou as suas cores, pode manchar a convivência entre os diferentes clubes.
“La Liga condena veementemente atos de ódio e intimidação contra Vinicius Jr”, escreveu um comunicado da La Liga. “La Liga, como no passado, pressionará por uma investigação sobre o assunto por parte das forças e órgãos de segurança do Estado relevantes, buscando a condenação dos responsáveis e solicitando as sentenças mais severas”
“É responsabilidade de todos evitá-lo. Não conhecemos o autor ou instigadores desse ato desprezível, mas o anonimato deles não evita sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o que aconteceu e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento”.
O Real Madrid também seguiu com um comunicado próprio: “O Real Madrid CF gostaria de agradecer o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius.