Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (25), o presidente da LaLiga, Javier Tebas, que é responsável por organizar o principal campeonato de futebol espanhol, se encontrou com o embaixador do Brasil em Madri, Orlando Leite. A reunião ocorre após declarações polêmicas pouco depois dos ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior.
O encontro, que foi anunciado pela ministra da Igualdade, Anielle Franco, na quarta-feira (24).
Após o incidente, Javier Tebas fez comentários controversos, em que chegou a refutar as críticas do jogador que havia responsabilizado a La Liga pela falta de ação diante dos casos repetidos ao longo da temporada.
Na reunião, Tebas e Leite acordaram em um comunicado que não há espaço para situações na sociedade para manifestações racistas, como as sofridas por Vini.
“A Embaixada do Brasil e a La Liga condenam energicamente qualquer manifestação racista e se comprometem a seguir lutando contra essa tragédia que afeta o esporte e compromete a imagem da Espanha, um país acolhedor no qual podem prosperar esportistas de todas as origens, credos e etnias”, diz o documento assinado pelas entidades.
“Em uma reunião realizada nesta manhã, em Madri, o embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite, e o presidente da LaLiga, Javier Tebas, concordaram que não há espaço no mundo de hoje para atos racistas, como aqueles que aconteceram no dia 21 de maio, em Valência, contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior”, diz nota emitida pela LaLiga,