Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A tenista brasileira Bia Haddad Maia, de 27 anos, chegou às semifinais da chave simples feminina de Roland Garros, tornando-se a primeira brasileira em mais de 50 anos a alcançar essa etapa em um torneio desse porte. Sua vitória por 2 sets a 1 sobre a tunisiana Ons Jabeur foi o resultado que a colocou nessa posição histórica. Maria Esther Bueno foi a última brasileira a chegar às semifinais de um Grand Slam em 1968, no US Open. Bia Haddad Maia, que ocupa a 12ª posição no ranking de simples da WTA, enfrentará a primeira colocada, a polonesa Iga Świątek, por uma vaga na final. Em 1964, Maria Esther Bueno chegou às semifinais de Roland Garros, e acabou levando o vice-campeonato.
Além disso, Bia Haddad Maia detém o recorde de ser a tenista brasileira mais bem sucedida, tanto no masculino quanto no feminino, em uma disputa de simples de um Grand Slam desde 2004, quando Gustavo Kuerten chegou às quartas de final, também em Roland Garros.
Bia Haddad Maia enfrentou alguns desafios antes de alcançar o top-10 do ranking da WTA e se tornar uma das quatro melhores tenistas em Roland Garros. Infelizmente, em 2018 ela sofreu com lesões, e em julho de 2019, foi suspensa por doping pela Federação Internacional de Tênis (ITF). A ITF descobriu que ela apresentou resultado positivo para substâncias anabólicas proibidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping), o que levou à suspensão de dez meses. Felizmente, a defesa conseguiu provar que as substâncias anabólicas entraram em seu organismo por meio de suplementos alimentares contaminados (contaminação cruzada), e a pena foi reduzida. É importante destacar que a suspensão poderia ter sido muito mais longa, chegando até quatro anos.
Embora tenha sido liberada para jogar em maio de 2020, a pandemia da COVID-19 levou a um atraso no circuito de tênis global até agosto daquele ano. Devido aos pontos perdidos nesse período, ela precisou começar a retomar sua carreira a partir da 1.342ª posição no ranking, participando de uma série de torneios menores ao redor do mundo. Após três anos de muito trabalho duro, Bia finalmente chegou à semifinal de Roland Garros e alcançou, pelo menos, o top-10 das melhores tenistas do mundo.