Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Novak Djokovic venceu a final do Aberto da França contra Casper Ruud por 7-6 (1), 6-3 e 7-5, garantindo seu 23º título masculino de Grand Slam. Com essa vitória, o tenista sérvio se igualou a Rafael Nadal, seu rival, como o jogador com o maior número de troféus individuais na história do tênis masculino. Nadal, que já conquistou 14 títulos em Roland-Garros, ficou de fora desta edição devido a uma lesão.
Esta vitória acompanha os títulos do Aberto da França conquistados por Djokovic em 2016 e 2021, tornando-o o único homem com pelo menos três vitórias em cada grande evento. Desde que conquistou seu primeiro troféu Slam no Aberto da Austrália de 2008, ele acumulou um total de 10 lá, sete em Wimbledon e três no US Open.
Djokovic está novamente a meio caminho de um Grand Slam do ano civil – vencendo todos os quatro majors em uma temporada – algo que nenhum homem conseguiu desde Rod Laver em 1969. Djokovic esteve perto de realizar esse feito em 2021, quando venceu o Aberto da Austrália, França Open e Wimbledon e chegou à disputa pelo título no US Open antes de perder para Daniil Medvedev.
Apenas Margaret Court e Serena Williams no tênis feminino conseguiram acumular 23 títulos de Grand Slam. A marca de 24 pontos de todos os tempos de Court agora estará na mira de Djokovic em Wimbledon no próximo mês.
“Um Grand Slam é um Grand Slam – os quatro maiores torneios que temos na história do nosso esporte, o tênis. Todo jogador sonha em estar neste palco e ganhar o troféu pelo menos uma vez na carreira. Tenho muita sorte na minha vida por vencer, 23 vezes, Grand Slams”, disse Djokovic, vestindo uma jaqueta vermelha com o número costurado no peito.
“É uma sensação incrível, incrível.”
Ruud prestou homenagem a Djokovic durante a cerimônia pós-jogo.
“Outro dia, outro recorde para você”, disse Ruud. “Outro dia você escreve a história do tênis. Apenas difícil de explicar o quão incrível é e que inspiração você é.”
Há poucos sinais de Djokovic desacelerando. Ele é agora o mais velho campeão do Aberto da França, mas 11 de seus troféus de Slam foram conquistados depois que ele completou 30 anos.