Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A comissão de arbitragem da CBF afastou temporariamente das partidas de qualquer divisão do futebol nacional a equipe de arbitragem que participou do jogo entre Corinthians e Grêmio na noite de segunda-feira (18), na Neo Química Arena (SP).
Em vídeo divulgado nesta terça (19), a CBF admitiu que a arbitragem errou ao não marcar pênalti para o Grêmio nos acréscimos do jogo contra o Corinthians, em lance que bateu no braço do atacante Yuri Alberto.
O jogo foi válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, partida que estava atrasada.
Entre os afastados estão o árbitro Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, e o responsável pelo Var no jogo, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira.
Eles passarão por um período de reciclagem, com acompanhamento da comissão de arbitragem.
“O atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o espaço corporal, intercepta o cruzamento. O bloqueio da bola nessa ação caracteriza pênalti. Uma penalidade deveria ter sido marcada em campo de jogo. Quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão”, disse o responsável pela análise da CBF na gravação divulgada.
O vídeo publicado pela CBF também divulgou o áudio de conversa entre os responsáveis pelo VAR no momento do lance.
Apesar de ser alertado pelo assistente AVAR 2, Michel Patrick Costa Guimarães, Emerson de Almeida Ferreira, o VAR principal, mantem a ideia de que não foi pênalti..
Ele também orientou Wilton Pereira Sampaio a dar prosseguimento ao jogo.