Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por fraude em exame antidoping. A pena começou a valer a partir de 1º de abril de 2023, data da coleta no CT do clube, e vai até abril de 2025. Cabe recurso.
Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. De acordo com a denúncia, feita em dezembro de 2023, o jogador teria tentado impedir o controle do exame e atrasou as coletas de urina e sangue, tendo escondido a genitália na hora da coleta do exame de urina e sido agressivo com os oficiais que trabalhavam na coleta. Ele também teria entregado o coletor aberto, contrariando a orientação.
O julgamento foi realizado em duas sessões, online, nos dias 20 e 25 de março. A pena foi aprovada por placar apertado: 5 a 4. A defesa de Gabigol alegou que não houve fraude e que o jogador colaborou com a coleta.
Gabigol pode recorrer da decisão ao Pleno do TJD-AD. Se a pena for mantida, ele ficará fora dos gramados até abril de 2025.
A defesa do atleta destacou que Gabigol realizou o exame de sangue, considerado mais efetivo, e apresentou imagens das câmeras de segurança do centro de treinamento para sustentar sua versão. Ainda assim, o tribunal decidiu pela punição, baseado nas evidências apresentadas durante o processo.