Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Neste sábado, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, igualou o recorde de Ayrton Senna de oito pole positions consecutivas ao registrar a volta mais rápida no treino classificatório para o Grande Prêmio de Emilia Romagna, no circuito de Ímola.
Oscar Piastri, da McLaren, garantiu a segunda posição no grid, ao lado do líder da Fórmula 1. No entanto, o australiano está sob investigação por supostamente ter atrapalhado Kevin Magnussen, da Haas, na primeira fase do treino.
Verstappen comentou: “Estou incrivelmente feliz por estar na pole aqui. Eu não esperava isso”.
A sequência de Senna ocorreu nas temporadas de 1988 e 1989, quando pilotava pela McLaren. Assim como Senna, Verstappen também é tricampeão mundial de Fórmula 1. Sua sequência de poles começou em Abu Dhabi, no final do ano passado, e, em 2024, ninguém conseguiu superá-lo nos treinos classificatórios.
Esta é a 39ª pole position de Verstappen, coincidindo com a comemoração do 30º aniversário da morte de Senna. O brasileiro, que registrou 65 poles em sua carreira, faleceu em um acidente no circuito de Ímola em 1º de maio de 1994.
“É um grande começo de ano e muito especial”, afirmou Verstappen, que também igualou o recorde de Alain Prost de sete poles consecutivas no início de um ano, estabelecido em 1993. “Faz 30 anos que Senna morreu, então estou muito feliz por conquistar a pole de uma forma que mantém viva a sua memória. Ele era um piloto incrível de F1, especialmente nos treinos classificatórios”, acrescentou.
Lando Norris, vencedor de sua primeira corrida em Miami, classificou-se na terceira posição para a McLaren, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, completou a segunda fila.
“Estamos chegando perto. Estar à frente da Ferrari também é um bom resultado para nós”, disse Norris. “Será uma corrida apertada e emocionante amanhã.”