Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Protestos antissemitas foram ouvidos durante o jogo de futebol masculino entre Israel e Paraguai, realizado no sábado à noite. Os manifestantes, que estavam no Parc des Princes, seguravam bandeiras palestinas e um cartaz com a frase “Olimpíadas do Genocídio.” (Vídeo no final da matéria).
Enquanto o hino nacional de Israel estava sendo tocado, os protestantes gritaram “Heil Hitler” e fizeram a saudação nazista. Ação que foi acompanhada por vaias do público durante o hino.
De acordo com a Sky News, os manifestantes foram retirados do estádio. O Paraguai acabou vencendo Israel por 4 a 2.
Este foi o segundo incidente durante as Olimpíadas em que Israel enfrentou protestos durante uma partida, com um episódio semelhante ocorrendo na quarta-feira passada contra Mali.
Os alto-falantes do estádio foram aumentados para tentar abafar as vaias e assobios dos torcedores durante o hino, mas não conseguiram controlar os gritos hostis toda vez que um jogador israelense tocava na bola durante a partida.
O técnico de Israel, Guy Luzon, reagiu com calma após a partida, dizendo: “Que venham os protestos mais barulhentos. Eles nos farão tentar ainda mais”, segundo o Ynet News.
Com a guerra entre Israel e Hamas continuando no Oriente Médio, os atletas israelenses têm estado sob intensa vigilância por parte da polícia e dos oficiais olímpicos para garantir sua segurança. Por exemplo, a equipe de futebol chegou ao seu jogo de abertura sob forte escolta policial, com policiais armados patrulhando o estádio.
Enquanto isso, a polícia francesa abriu uma investigação sobre ameaças de morte recebidas por três atletas israelenses durante os Jogos, e os organizadores olímpicos solicitaram a abertura de uma investigação sobre os protestos antissemitas ocorridos no jogo de sábado, conforme relatado pela Sky News.
“Paris 2024 condena veementemente esses atos. Uma queixa foi registrada pela Paris 2024, que está à disposição das autoridades para ajudar na investigação,” informaram os organizadores olímpicos à Sky News sobre a demonstração antissemita de sábado.
Garantindo a segurança de todos os países participantes das Olimpíadas, a França está mobilizando 35.000 policiais diariamente para os Jogos, e 45.000 foram mobilizados para as cerimônias de abertura.
Além disso, a França está recebendo ajuda de 40 países que enviaram quase 2.000 reforços.
Pro-#Hamas protesters holding #Palestinian flags made #Nazi salutes and shouted “#Heil #Hitler” during a soccer match between #Israel and #Paraguay at the #Paris #Olympics. They hold Palestinian flags and make these gestures during Israel’s national anthem, ‘#Hatikva.’ pic.twitter.com/jWiALYoe6k
— Lapo Pontecorvi (@LapoPontecorvi) July 29, 2024