Esportes

O Primeiro Medalhista Masculino da Irlanda na Natação

Daniel Wiffen entrou para a história ao conquistar a primeira medalha de ouro olímpica para a Irlanda nos Jogos de Paris com uma vitória impressionante na final dos 800 metros livre masculino.

Wiffen se tornou o primeiro medalhista masculino da Irlanda na piscina e o terceiro no geral, depois de Michelle Smith e Mona McSharry, que conquistou o bronze nos 100 metros peito feminino na segunda-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora nascido em Leeds, Wiffen estava atrás de Gregorio Paltrineri a 50 metros do fim, mas superou o italiano e segurou o ataque final de Bobby Finke, dos Estados Unidos, para ficar com a primeira colocação por 0,56 segundos.

Enquanto Finke ficou com a prata e Paltrineri com o bronze, Wiffen, que conquistou o título mundial na distância em fevereiro, comemorou um tempo recorde olímpico de sete minutos e 38,19 segundos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tóquio 2020 marcou o retorno da prova masculina pela primeira vez desde 1904 e Wiffen ficou de fora da final, mas deixou sua marca em Paris com o melhor tempo de qualificação nas eliminatórias de segunda-feira.

Ele assumiu a liderança pouco antes da metade da prova e, embora tenha cedido o controle para Paltrineri, o atleta de 23 anos estava apenas 0,1 segundo atrás e tinha muito gás para fazer uma carga final. Finke também fez isso, mas o controle da corrida de Wiffen foi perfeitamente calculado e ele teve o suficiente para segurar o americano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu não acho que muitas pessoas realmente acreditaram em mim que eu iria fazer isso hoje à noite, mas sim, foi incrível”, disse Wiffen. “Eu fiz isso – é tudo o que quero dizer!

“Eu estava muito nervoso, foi o mais nervoso que já estive para uma corrida, mas sabe o que me acalmou? Eu ouvi meu irmão gritando por mim assim que saí. Não ouvi a multidão – só ele, e isso me acalmou e realmente nivelou minha cabeça.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não vou mentir, existe todo esse ditado por aí de que eu estou sendo ‘Finked’ – estou feliz em dizer que não fui ‘Finked’, então obviamente estou muito feliz em colocar a mão na parede primeiro.”

Irlanda presta homenagem ao ‘fazedor de história’ Wiffen

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Wiffen torna-se o primeiro medalhista de ouro da Irlanda do Norte em 36 anos e o primeiro medalhista de ouro masculino da Irlanda na natação.

Os últimos atletas da Irlanda do Norte a conquistar o ouro olímpico foram Stephen Martin e Jimmy Kirkwood, que fizeram parte da equipe vencedora de hóquei da Grã-Bretanha em Seul, em 1988, enquanto Wiffen é o primeiro medalhista de ouro individual da Irlanda do Norte desde Mary Peters, que triunfou pela Grã-Bretanha no pentatlo em Munique, em 1972.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A primeira-ministra de Stormont, Michelle O’Neill, e a vice-primeira-ministra, Emma Little Pengelly, parabenizaram o herói da natação.

“Esta é realmente uma ocasião histórica para Daniel e para o esporte local”, disseram em comunicado conjunto. “Ele não apenas garantiu a primeira medalha de ouro olímpica da Irlanda do Norte em 36 anos, como também foi a primeira medalha dos Jogos para nossos atletas e estabeleceu um novo recorde olímpico. Foi uma performance fantástica do nadador do @TeamIreland.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile