Esportes

Nadador Britânico Vence Série com Melhor Tempo, Mas É Desclassificado Por Erro Raro nas Olimpíadas

O nadador Luke Greenbank, da equipe do Reino Unido, viveu um dia de emoções mistas ao ser desclassificado nos 200 metros costas durante as eliminatórias olímpicas de Paris. Apesar de ter registrado o tempo mais rápido (1:56.08), superando o alemão Lukas Maertens na quarta série de quarta-feira de manhã, uma revisão em vídeo confirmou sua eliminação por uma infeliz infração técnica.

Greenbank, de 26 anos, estava inicialmente satisfeito com seu desempenho, acreditando ter garantido um lugar nas semifinais após vencer seus concorrentes. No entanto, sua alegria foi rapidamente substituída por desilusão quando a repetição em vídeo mostrou que ele havia ficado submerso além da marca dos 15 metros no início da prova.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nadadores em provas de costas não podem permanecer submersos além dos 15 metros após o início da corrida ou após realizar uma virada. Visivelmente abalado pela decisão, o nadador levou as mãos à cabeça e se ajoelhou em sinal de desespero ao receber a notícia de sua desclassificação.

Após assimilar o ocorrido, o nadador britânico se apresentou aos meios de comunicação e expressou sua frustração e tristeza pela desclassificação. “Não sei o que dizer, estou absolutamente devastado,” declarou Greenbank, acrescentando: “É realmente frustrante. Sinto que estou em ótima forma.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A desclassificação de Greenbank foi um golpe inesperado, especialmente após seu desempenho notável nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde conquistou uma medalha de bronze nos 200 metros costas e fez parte da equipe britânica que ganhou a prata nos 4×100 metros medley. Seu objetivo atual era adicionar uma terceira medalha olímpica ao seu currículo.

O comentarista do Discovery+, que acompanhou a corrida e a repetição da infração do britânico, expressou sua surpresa: “Estou tão devastado por ele. Aquele braço que sai da água está muito além da marca dos 15 metros.” Ele ainda acrescentou: “Ele sabia disso porque eles sabem quantas braçadas fazem debaixo d’água para chegar à marca dos 15 metros. Que drama em Paris!”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com a desclassificação de Greenbank, o suíço Roman Mityukov assumiu a primeira posição nas eliminatórias. Mityukov, que já havia mostrado seu talento ao ganhar o bronze nesta prova no Campeonato Mundial de 2023 e a prata na edição de fevereiro deste ano, aproveitou a situação.

O suíço disputará as semifinais com o melhor tempo de todos (1:56.62) após a desclassificação do britânico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para Luke Greenbank, a desclassificação representa um revés infeliz em sua carreira. Após um ano de ausência das competições internacionais em 2023, seu retorno ao topo da natação havia sido promissor até esse incidente. Apesar de demonstrar estar em excelente forma física, a infração técnica o deixou fora da disputa por uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris.

Além de suas medalhas olímpicas, o especialista na modalidade conquistou quatro medalhas no Campeonato Mundial de Natação em 2019 e 2022, três medalhas no Campeonato Europeu de Natação em 2021 e 2022, e duas medalhas no Campeonato Europeu de Natação em Piscina Curta em 2019 e 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile