Esportes

Lenda da NBA, Dikembe Mutombo, morre aos 58 anos

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Hall da Fama do basquete, Dikembe Mutombo, faleceu aos 58 anos após uma batalha contra o câncer cerebral. Sua carreira, que se estendeu de 1991 a 2009, foi marcada por oito aparições no All-Star e quatro prêmios de Jogador Defensivo do Ano.

“Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida”, declarou o comissário da NBA, Adam Silver, em um comunicado. “Dentro de quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e defensores da história da NBA. Fora das quadras, ele dedicou seu coração e alma a ajudar os outros.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
NBA legend Dikembe Mutombo died at 58 years old after a battle with brain cancer.

(NYP)

Natural da República Democrática do Congo, Mutombo jogou basquete universitário em Georgetown e foi selecionado como a quarta escolha geral no Draft da NBA de 1991 pelo Denver Nuggets. Em sua trajetória, também atuou por equipes como Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets.

Um dos momentos icônicos de sua carreira na NBA ocorreu em 1994, quando o oitavo-seed Nuggets surpreendeu os primeiros colocados da Conferência Oeste, o Seattle Supersonics, em uma série de playoffs da primeira rodada. Mutombo celebrou efusivamente no chão enquanto segurava a bola de basquete.

Ele liderou a liga em bloqueios por jogo três vezes e em rebotes por jogo duas vezes, muitas vezes comemorando seus bloqueios balançando o dedo indicador, como se dissesse “não, não”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após sua carreira como jogador, Mutombo se tornou embaixador da NBA, espalhando seu amor pelo esporte pelo mundo. “Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para ser o primeiro Embaixador Global da NBA. Ele era um humanitário em sua essência. Ele amava o que o basquete poderia fazer para impactar positivamente as comunidades, especialmente em sua terra natal, a República Democrática do Congo, e em todo o continente africano”, disse Silver.

“Eu tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver de perto como sua generosidade e compaixão elevaram as pessoas. Ele sempre esteve acessível em eventos da NBA ao longo dos anos, com seu sorriso contagiante, voz profunda e poderosa e seu característico gesto de balançar o dedo que o tornava querido pelos fãs de basquete de todas as gerações.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Instagram/Dikembe Mutombo

O espírito indomável de Dikembe continua vivo naqueles que ele ajudou e inspirou ao longo de sua vida extraordinária. “Sou uma das muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pelo grande coração de Dikembe, e sentirei sua falta. Em nome de toda a família da NBA, envio minhas mais profundas condolências à esposa de Dikembe, Rose, e seus filhos; seus muitos amigos; e à comunidade global do basquete que ele verdadeiramente amava e que o amou de volta.”

Além de sua esposa, Rose, Mutombo deixa três filhos e quatro crianças adotadas dos irmãos de Rose após seu falecimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile