Esportes

Lenda da seleção holandesa, Johan Neeskens, morre aos 73 anos

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Johan Neeskens, ex-jogador da seleção da Holanda, morreu aos 73 anos. O meio-campista fez parte da geração responsável por introduzir o conceito de “futebol total” e integrou as equipes que chegaram a duas finais consecutivas da Copa do Mundo na década de 1970.

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) divulgou um comunicado lamentando a perda: “A KNVB foi surpreendida na manhã de ontem com a notícia de que Johan Neeskens faleceu repentinamente aos 73 anos. Nos últimos dias, ele estava na Argélia, trabalhando no programa World Coaches da KNVB, onde passou mal. Infelizmente, a ajuda médica não pôde salvá-lo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Neeskens defendeu a seleção da Holanda em 49 partidas. Em nível de clubes, atuou pelo Ajax, onde conquistou três títulos da Copa Europeia e dois campeonatos nacionais, além de defender o Barcelona, antes de se transferir para os Estados Unidos, onde jogou pelo New York Cosmos e Kansas City Comets.

Durante a final da Copa do Mundo de 1974, Neeskens marcou de pênalti, colocando a Holanda em vantagem por 1 a 0. No entanto, a seleção holandesa, conhecida pelo seu estilo fluido de “futebol total”, perdeu por 2 a 1 para a Alemanha Ocidental, em Munique.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O futebol mais bonito nem sempre vence”, disse Neeskens mais tarde. “Mas é incrível para mim que, até hoje, pessoas ao redor do mundo ainda falem sobre aquele time holandês. O melhor e mais bonito futebol, o futebol total.”

Neeskens também esteve presente na Copa do Mundo de 1978, quando a Holanda novamente ficou perto do título, perdendo por 3 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, na prorrogação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao todo, Neeskens jogou 49 partidas pela seleção holandesa, incluindo 12 em Copas do Mundo, e marcou 17 gols.

Após o término de sua carreira como jogador, Neeskens trabalhou como assistente técnico, tanto para a seleção da Holanda quanto para a Austrália.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Clubes por onde passou prestaram homenagens ao ídolo. “Estamos profundamente entristecidos com a notícia do falecimento de Johan Neeskens. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento. Descanse em paz, lenda do Ajax”, publicou o clube de Amsterdã no X (antigo Twitter). O Barcelona também se manifestou: “Uma lenda blaugrana que estará para sempre em nossa memória. Descanse em paz.”

Neeskens, durante um reencontro com os jogadores que disputaram a final da Copa do Mundo de 1974, refletiu sobre o que acreditava ser o segredo do sucesso de uma equipe: “O coletivo, isso é o mais importante. Você precisa uns dos outros em campo. Só é possível se tornar campeão como um time. Há apenas uma estrela, e essa estrela é a equipe.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile