Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O final de semana de confrontos da Premier League surpreendeu os torcedores com derrotas inesperadas de Arsenal e Manchester City, enquanto o Liverpool aproveitou os tropeços e voltou ao topo da tabela.
Com as quedas dos dois principais candidatos ao título na última temporada, um supercomputador projetou como deve ficar a classificação ao término do campeonato. O supercomputador BETSiE, da plataforma Bettingexpert.com, simulou a temporada 100 mil vezes, analisando dados como desempenho dos times, resultados, informações financeiras e o xG (gols esperados) para prever o desfecho da competição.
As previsões não agradam aos torcedores do Arsenal. Após a derrota por 1 a 0 para o Newcastle – a segunda do time na temporada –, o clube londrino deve terminar em terceiro lugar, atrás de Liverpool e Manchester City. Já o City, derrotado pela primeira vez na competição pelo Bournemouth, tem 47,9% de chances de conquistar o título pela quinta vez consecutiva, mas com uma pontuação modesta de 83 pontos – a menor para o clube nos últimos anos.
O Liverpool aparece como o segundo mais cotado ao título, com uma probabilidade de 38,7% e previsão de 79 pontos, apenas quatro à frente do Arsenal, que deve alcançar 76 pontos. Já o Chelsea, sob o comando de Ezno Maresca, deve garantir a última vaga no Top 4.
Outro destaque da temporada é o Nottingham Forest, que vem surpreendendo e ocupa atualmente uma posição acima do Arsenal na tabela. Porém, segundo o supercomputador, a equipe comandada por Nuno Espírito Santo deve cair para a 10ª colocação até maio.
Na disputa pelas posições intermediárias, o Tottenham é o favorito para ficar em quinto, seguido por Aston Villa e Newcastle. Já o Manchester United, sob o comando de Ruben Amorim, deve terminar novamente em oitavo lugar, repetindo o desempenho de Erik ten Hag na temporada passada.
No final da tabela, as projeções são desanimadoras para os clubes recém-promovidos. O Leicester é apontado para terminar em 18º lugar, seguido pelo Southampton em 19º e o Ipswich Town na lanterna. O Wolverhampton, embora tenha grandes chances de cair (36,5%), deve escapar do rebaixamento por pouco, ficando em 17º.