Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Santos anunciou, na noite desta segunda-feira (18), a saída do técnico Fábio Carille. O desligamento ocorre apenas um dia após a derrota por 2 a 0 para o CRB, em partida válida pela Série B, marcada por protestos da torcida. Durante a cerimônia de premiação pelo título da competição, Carille foi vaiado e hostilizado por parte dos torcedores presentes.
Em comunicado, o clube informou que a decisão foi tomada em comum acordo. O técnico havia renovado automaticamente seu contrato até o fim de 2025, graças a uma cláusula que previa a extensão em caso de acesso à Série A. No entanto, a diretoria optou por encerrar o vínculo, considerando os recentes episódios e a pressão interna.
“Nesta segunda-feira, acertamos a minha saída do Santos após o cumprimento do objetivo de conquistar o título da Série B e de colocar o clube novamente em seu lugar, que é na elite do futebol brasileiro. Saio com o sentimento de missão cumprida, ciente de que tudo que conquistamos foi na base de um trabalho árduo diário de todos dentro do Santos. Saio, como na minha primeira passagem, muito honrado em representar um dos maiores clubes do mundo. É um privilégio fazer parte da história do Santos Futebol Clube. Agradeço a todos que participaram deste projeto e acreditaram desde o início no que foi traçado. Obrigado à diretoria, elenco, staff, torcida… Todos tiveram participação fundamental nessa reconstrução”, escreveu Fabio Carille em rede social.
Com a saída de Carille, o Santos já começa a planejar a próxima temporada e busca um novo comandante. Entre os nomes cogitados, estão os portugueses Pedro Caixinha e António Oliveira, que têm experiência no futebol brasileiro. O argentino Jorge Sampaoli, que dirigiu o time em 2019, chegou a ser ventilado, mas optou por assumir o Rennes, da França.
A situação também cria incertezas quanto à condução do Santos no último compromisso da temporada. O time enfrenta o Sport no próximo domingo (24), às 18h30, na Ilha do Retiro, pela última rodada da Série B. A presença de Carille no banco de reservas para esta partida ainda não foi confirmada pelo clube.
Tensão crescente com a torcida
A derrota para o CRB expôs o desgaste entre Carille e a torcida santista. Durante o segundo tempo, substituições realizadas pelo treinador foram alvo de críticas, e os gritos de “burro” ecoaram nas arquibancadas. O clima tenso culminou na cerimônia de entrega das medalhas, com o técnico sendo alvo de xingamentos e vaias.