Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro da Cidadania, João Roma, está neste domingo (26) na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, que tem sido fortemente afetada pelas chuvas. Durante coletiva de imprensa na prefeitura da cidade, Roma disse que o governo tem recursos para custear a reconstrução de casas das mais de 4,2 mil pessoas desabrigadas na região.
“Temos recursos para a reconstrução dessas casas, temos recursos para o abrigamento dessas pessoas que provisoriamente estarão desalojadas. Óbvio que a reconstrução das casas não pode se dar em uma área de risco. São muitas ações e protocolos na abordagem da Defesa Civil”, disse o ministro da Cidadania.
O ministro disse ter conversado neste domingo com o presidente Jair Bolsonaro, que pediu que as ações do Governo Federal sejam intensificadas para salvar vidas. Antes de ir a Ilhéus, Roma visitou Nazaré, que teve casas destruídas e mais de 50 famílias deixaram suas residências devido ao risco de alagamento. Ele também citou o rompimento de barragens e a situação do Vale do Jiquiriçá, que também tem sido muito afetado pelas chuvas.
“Momento crucial agora é colocar em estado de alerta retirando as famílias de área de risco. Esse é o momento de preservar vidas e, na sequência, tomar todas as medidas, recursos federais estão sendo liberados. Lembrando que desde o último dia 28 de novembro que a Defesa Civil já está instalada aqui na Bahia e essas chuvas só aumentaram”, disse o ministro.
De acordo com a Defesa Civil já são 286 feridos, 11 mil desabrigados, 19.470 desalojados. Mais de 378 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades e alagamentos.
Mais cedo, o governo de Rui Costa (PT-BA) decretou estado de emergência em 72 cidades, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista e Itambé.