Governo

Hacker obteve senha de acesso ao sistema, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disse que já restabeleceu os sistemas de informação do órgão, que saíram do ar após um ataque hacker em dezembro. O caso gerou a exclusão dos dados de vacinação e óbitos de brasileiros em razão da pandemia de Covid-19. De acordo com o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, o invasor teve uma credencial de acesso ao banco de dados e, por isso, conseguiu entrar nos sistemas.

Com o ataque, o Brasil sofreu um apagão de dados, e adiou, na ocasião, a cobrança de passaporte sanitário nas fronteiras. De acordo com Cruz, a pasta e as empresas gerenciadoras do serviço tinham cópias das informações e, por isso, os dados puderam ser novamente colocados nos sistemas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Todos esses sistemas dizem respeito a dados de óbitos, de vacinação e de casos de síndrome gripal. Todos esses grandes grupos [de dados], estavam na nuvem, estão na nuvem. Não estão em sistemas do ministério. Seria mais interessante deixar esses dados na nuvem pela troca de informação com os estados”, disse Rodrigo Cruz.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile