Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na manhã desta sexta-feira (11), o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), com diretrizes para aumentar investimentos na produção e reduzir a dependência de importação do produto usado na agricultura.
Estima-se que 80% de todo suprimento de fertilizantes do Brasil venha de fora do país.
O plano visa reduzir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados e mitigar as vulnerabilidades decorrentes da importação dos insumos.
“Ao atender crescente demanda por produtos e tecnologias, as medidas estabelecidas pelo PNF buscam readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação, com potencial para tornar o Brasil um protagonista no mercado mundial de fertilizantes”, diz a Secom da Presidência da República em comunicado.
O Brasil é o único país com larga escala de produção agrícola que não possui autonomia no fornecimento de fertilizantes. O plano será instituído através de decreto.
A partir dele, deverá ser realizado um mapeamento geológico do país para descoberta dos minerais necessários para a produção dos fertilizantes, como potássio e fósforo.