Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Neste domingo (23), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou as gravações das imagens capturadas pelo circuito de câmeras do Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro, em meio às invasões dos vândalos que depredaram a sede do poder Executivo.
Segundo o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Ricardo Cappelli, as imagens foram disponibilizadas em uma nuvem, com endereço divulgado no site do gabinete institucional, porém com o “excesso de acessos”, como disse em rede social, pode haver problemas para acessar e baixar os arquivos.
Ao todo, somam-se mais de 900 horas de gravações em cada uma das 30 câmeras instaladas nas áreas internas e externas do Palácio. As imagens causaram uma crise política ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que, nela, é possível ver o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, transitando entre os vândalos que depredaram o patrimônio público. A divulgação das gravações causou a queda de Dias no comando do órgão, sendo esta a primeira queda de um ministro desde o início do novo governo.
Na última sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a quebra do sigilo de todos os registros.