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Governo Lula diz que preços do diesel e do querosene de aviação podem aumentar com projeto do próprio governo

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os preços do diesel e do querosene de aviação podem aumentar com a implementação das medidas de incentivo aos biocombustíveis lançadas nesta quarta-feira (14) pelo próprio governo federal.

A informação consta em ofício encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

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De acordo com Silveira, há previsão de aumento de até 0,7% no óleo diesel B, que é o resultado da mistura com o biodiesel, que é vendido nos postos de combustíveis.

O aumento seria para cada ponto percentual da mistura obrigatória, segundo o ministro de Lula.

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“Registra-se que o impacto da medida geraria elevação máxima de 0,7% no preço do litro do óleo diesel B [vendido nos postos] para cada ponto percentual de mandato de mistura”, afirmou Silveira no ofício ao presidente.

O diesel verde e o combustível sustentável de aviação (SAF) são produzidos por meio da transformação de matérias-primas renováveis.

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Gorduras vegetais ou de origem animal, cana-de-açúcar e resíduos são exemplos de materiais usados na produção.

Já o preço do querosene de aviação pode aumentar até 4% para cada ponto percentual do mandato, de acordo com Silveira.

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Ou seja, com uma eventual mistura obrigatória de 1% do SAF no querosene, o preço aumentaria até 4%.

Com a elevação da mistura para 2%, mais 4% de aumento, alegou o ministro de Lula.

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Silveira afirmou que a estimativa foi feita com base na cotação atual do combustível sustentável no mercado internacional.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, a conjuntura é de alta demanda e baixa oferta do combustível, o que eleva o preço.

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“[Os] volumes não refletem, ainda, os ganhos a serem adquiridos a partir da curva de aprendizado e do aumento da produção esperadas desses combustíveis. Com isso, aguarda-se, em 2027, impacto significativamente menor do que o estimado”, disse Silveira no ofício.

O Governo Lula quer que haja um aumento progressivo na mistura. O percentual obrigatório de adição do SAF será definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

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O programa “Combustível do Futuro” do Governo Lula traz o percentual de redução de emissão de gases do efeito estufa por meio da utilização de “combustível sustentável de aviação”.

De 2027 a 2037, as companhias aéreas devem reduzir as emissões. 10% em 2037.

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