Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na noite desta terça-feira (9), o governo federal publicou um decreto que estende por um ano a isenção de vistos para turistas provenientes do Canadá, Estados Unidos e Austrália. Prevista originalmente para terminar em 10 de abril de 2024, a exigência de visto para viajantes dessas nacionalidades foi prorrogada para 10 de abril de 2025, conforme anunciado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Essa prorrogação faz parte de um acordo articulado na Câmara dos Deputados.
Esta é a terceira vez que a volta da exigência de vistos para canadenses, australianos e norte-americanos é adiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A segunda prorrogação ocorreu em janeiro deste ano. Segundo informações, o motivo do adiamento foi evitar possíveis impactos no setor de turismo, que solicitou mais tempo para a emissão dos vistos, especialmente durante a alta temporada de viagens.
O objetivo inicial do decreto revogado era estabelecer a reciprocidade entre os países, uma vez que os brasileiros ainda estão sujeitos à exigência de visto para entrar nesses territórios.
Dados da Polícia Federal, do Ministério do Turismo e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) indicam que mais de 750 mil visitantes dessas nacionalidades estiveram no Brasil em 2023. Os Estados Unidos lideram com 593.246 visitantes, seguidos pela Argentina com 1,7 milhão. O Canadá ocupa a 15ª posição com 75.952 visitantes, enquanto a Austrália está em 18º lugar com 42.068 visitantes, e o Japão em 20º lugar com 38.826 viajantes.