Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma portaria divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na quinta-feira (09) estabelece isenção de pedágio para veículos de carga que transportam donativos destinados ao Rio Grande do Sul pelas rodovias federais.
Além disso, os veículos que realizam esse transporte receberão atendimento prioritário e serão dispensados da fiscalização nos postos de pesagem.
Conforme a Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial, a isenção do pagamento de pedágio se aplica aos transportes que estejam levando os donativos destinados ao auxílio da população afetada pelas enchentes, desde que acompanhados por veículos oficiais.
A ANTT também orienta as concessionárias das rodovias federais a colaborarem para facilitar o fluxo de veículos de transporte de donativos.
Essa medida emergencial permanecerá em vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, ou até que seja revogada pela ANTT.
O Rio Grande do Sul já registra mais de 100 mortes e mais de 130 pessoas desaparecidas devido às chuvas. Cerca de 395,6 mil pessoas estão deslocadas, sendo 68,5 mil em abrigos e 327,1 mil desalojadas, abrigando-se em residências de familiares ou amigos. Além disso, o estado conta com 134 pessoas ainda desaparecidas.
Dos 497 municípios do estado, 431 apresentam algum tipo de problema decorrente do temporal, afetando aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.