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O governo federal planeja contratar um estudo abrangente que aborde questões de infraestrutura e ambientais com o objetivo de aprimorar a gestão das águas pluviais nos rios que deságuam no Guaíba, bem como controlar os eventos de acumulação de água na região de Porto Alegre.
A informação foi comunicada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista ao blog da Ana Flor, publicada no portal G1. De acordo com ele, a decisão foi tomada para contratar a mesma agência de desenvolvimento alemã que esteve envolvida na implementação do sistema de diques na área circundante da capital gaúcha durante os anos 1960 e 1970.
O estudo a ser encomendado contemplará três principais áreas de interesse:
1. Estratégias para contenção da água nas regiões montanhosas e vales, como Taquari e Antas;
2. Medidas para aumentar o fluxo de água do Guaíba e da Lagoa dos Patos em direção ao mar;
3. Reforço do sistema de diques em Porto Alegre e melhoria dos procedimentos de manutenção.
O nível do Guaíba tem apresentado uma redução gradual, enquanto ainda persistem diversos pontos de alagamentos na zona sul de Porto Alegre.
Uma das opções a serem consideradas na segunda fase do projeto é a possível construção de um canal entre a Lagoa dos Patos e o oceano, conforme mencionado pelo ministro.
Na primeira etapa, será realizado um levantamento detalhado e serão propostas medidas como a implementação de barreiras, a restauração da vegetação nas margens dos cursos d’água e, em casos extremos, a realocação de comunidades residentes em áreas de risco.
Na segunda fase do estudo, o foco estará na ampliação do fluxo de água do Guaíba e da Lagoa dos Patos, visando melhorar o escoamento da água que atualmente causa alagamentos em Porto Alegre e nas áreas adjacentes, sendo o canal uma alternativa a ser examinada.
A avaliação do sistema de diques para proteção da capital, como parte crucial do estudo, será fundamental para identificar ajustes necessários em resposta aos desafios climáticos contemporâneos e para estabelecer diretrizes para a manutenção contínua do sistema.