Governo

Sistema Eletrônico de Informações do Governo Lula sai do ar após “incidente grave de segurança cibernética”; suspeita é de ataque hacker

(Gov)

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou uma circular para outras pastas informando que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está fora do ar desde a manhã (às 11h) desta terça-feira (23). 

De acordo com mensagem interna obtida pela emissora, foi identificado um “incidente grave de segurança cibernética”Com isso, de acordo com o governo, “várias soluções tecnológicas do Colabora Gov se encontram indisponível”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A suspeita é de um ataque hacker, de acordo com a CNN Brasil. A queda do sistema deixou pelo menos 9 ministérios sem acesso a informações.

Ainda de acordo com o informe interno, categorizado como “urgente”, “equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam íntegros e seguros”. Ainda não há previsão para conclusão do reparo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público confirmou à CNN Brasil que “houve um incidente de segurança cibernética nesta segunda-feira (22/jul)”. E acrescentou que os serviços ofertados ao cidadão via o portal gov.br não foram afetados.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONFIRA A NOTA INTERNA DO GOVERNO SOBRE O CASO:

“Incidente de TI

Informamos que, em virtude de um incidente grave de segurança cibernética, por volta das 11 horas do dia de ontem, 23 de julho de 2024, várias soluções tecnológicas do ColaboraGov se encontram indisponíveis, tais como o SEI Multiórgão (MGI, ME, MPI, MPO, MDIC, MEMP, MPS, MIR, MMULHERES, CMB e COAF), o CompartilhaServiços (CITSmart), algumas funcionalidades do sistema Contratos.gov.br, dentre outros. As equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam integros e seguros. Ainda não há previsão para a conclusão do reparo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Diante da situação, pedimos que busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente.

Solicitações de serviços de TIC podem ser registradas pelo telefone 0800-941-9911 (Central IT).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pedimos que informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso.

Enviaremos outro boletim com informações no início da tarde. Vamos manter a comunicação intensiva pelos meios oficiais até a resolução do incidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Agradecemos a compreensão”.

Confira a nota do governo encaminhada à emissora na integra:

“O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta segunda-feira (22/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

O SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile