Governo

Lula conversa com líderes da Finlândia e dos Países Baixos

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quinta-feira (22), telefonemas de dois chefes de governo, conforme informado pelo Palácio do Planalto. Uma das ligações foi com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, eleito em fevereiro deste ano.

Durante a conversa, os líderes discutiram as guerras entre Ucrânia e Rússia, bem como o conflito entre Israel e a Faixa de Gaza, abordando esses temas de maneira aprofundada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, os presidentes trataram da reforma das instituições de governança global, compartilhando a visão de que é fundamental ampliar a representatividade da América Latina, África e Ásia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula aproveitou a oportunidade para convidar a Finlândia a participar da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que será lançada durante a Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outro telefonema, Lula conversou com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoof, que assumiu o cargo recentemente, em julho. Os Países Baixos são o principal mercado para as exportações brasileiras na Europa e o quarto maior no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Argentina.

Durante a conversa, Lula também convidou o país europeu a aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, os líderes discutiram a situação na Venezuela, tema em que ambos os países têm atuado, especialmente na negociação dos Acordos de Barbados, firmados entre o governo e a oposição venezuelana no ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile