Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O pacote de corte de gastos obrigatórios, previsto para ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana, será apresentado a outros ministérios nesta terça-feira (05), segundo informou o Ministério da Fazenda na noite de segunda-feira (04).
Em nota, a pasta explicou que a reunião ocorrida na tarde de segunda teve como objetivo discutir o quadro fiscal do país e detalhar as propostas em análise pelo governo.
De acordo com o ministério, a Casa Civil convidará outros ministérios nesta terça para que possam opinar e contribuir com base nas mesmas informações. A segunda reunião do dia entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada no fim da tarde, durou aproximadamente três horas e contou com a participação das ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Na parte da manhã, Haddad e outros ministros haviam se reunido com o presidente Lula para fazer um balanço das ações do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, junto com a União Europeia e a União Africana, e que neste ano é presidido pelo Brasil.
Além de Haddad e Lula, participaram do encontro os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral.
No fim de semana, Lula solicitou que a equipe econômica apresentasse detalhes das medidas de corte de gastos obrigatórios. Segundo Haddad, os pontos sob a responsabilidade do Ministério da Fazenda estão em fase avançada de definição.
Em atendimento ao pedido de Lula, Haddad cancelou a viagem à Europa que estava prevista para esta semana. Oficialmente, o ministério informou que o ministro permanecerá em Brasília, “dedicado a temas domésticos”.