Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a suspensão de todas as operações de transporte aéreo dos Correios a partir da próxima quarta-feira (4). A decisão foi motivada pelo descumprimento das normas regulatórias relativas ao transporte de produtos perigosos, especialmente baterias de íon-lítio, segundo informou a agência.
Essa medida impacta diretamente as operações das empresas de carga Sideral Linhas Aéreas e Total Linhas Aéreas, que são as únicas responsáveis pelo transporte aéreo de encomendas para os Correios.
As baterias de íon-lítio são consideradas de alto risco no transporte aéreo devido à sua alta inflamabilidade. A exposição a variações de temperatura e pressão pode provocar incêndios de difícil controle, já que o fogo pode se retroalimentar pelas células energizadas das baterias.
Os Correios enfrentam ainda dificuldades financeiras. Na última sexta-feira (30), a empresa divulgou suas demonstrações financeiras do primeiro trimestre de 2025, registrando um prejuízo de R$ 1,7 bilhão — o pior desempenho no início de ano desde 2017, quando os dados começaram a ser divulgados.
O episódio mais recente envolvendo riscos no transporte aéreo dos Correios ocorreu em novembro do ano passado, quando um avião da estatal sofreu um incêndio interno e precisou realizar um pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos. A suspeita da Anac é que o fogo tenha sido causado pelo transporte irregular de produtos perigosos.
O que diz os Correios:
“Os Correios estão comprometidos com o cumprimento integral da legislação vigente. O problema decorre de práticas herdadas de gestões anteriores e representa mais um desafio que a atual administração está enfrentando para garantir a regularização completa do serviço. A empresa está adotando todas as medidas cabíveis para solucionar a situação no prazo estipulado, reafirmando o compromisso com a segurança das operações e o atendimento à população”.
