Justiça

TRF-2 absolve condenados por fraude em licitação na Casa da Moeda

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na quarta-feira (08), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região absolveu o ex-auditor da Receita Federal Marcelo Fisch, sua esposa, Mariângela Defeo Menezes, e o empresário Charles Nelson Finkel, condenados no âmbito da Operação Vícios, em 2019, por suposta fraude em licitação da Casa da Moeda do Brasil.

Na ação, o Ministério Público Federal (MPF) sustentava o envolvimento dos três em fraude no processo de aquisição de programas de monitoramento e de produção de bebidas, fornecidos pela Receita Federal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na decisão que os absolveu, os desembargadores apontaram diversas incoerências e abusos que ocorreram durante a investigação e no decorrer do processo.

Entre eles, a quebra do sigilo fiscal dos suspeitos sem autorização judicial, o uso de interceptações irregulares e o impedimento da defesa de acompanhar o depoimento de testemunhas essenciais para o caso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Após uma sentença penal condenatória, os réus foram absolvidos no TRF-2, que, além de verificar a existência de várias nulidades absolutas na investigação, optou por analisar o mérito da ação penal, considerando que não houve a prática de crime de qualquer espécie no caso concreto”, afirmou o advogado de defesa, Marcelo Bessa.

Os magistrados destacaram ainda que não houve participação de servidores da Casa da Moeda, como apontado pelo MP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dessa forma, não seria possível os réus fraudarem o processo licitatório em um órgão com o qual não tinham relação.

“[A decisão] Foi tecnicamente perfeita e restabeleceu a verdade sobre os fatos”, disse Bessa, lembrando que o caso, à época, “teve grande repercussão midiática”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile