Justiça

Marco Aurélio diz que Zanin ficará impedido de julgar ações de Lula na Lava Jato

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello, afirmou que a nomeação do advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, para assumir a vaga do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal não é polêmica. Segundo ele em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zanin tem potencial para se mostrar um grande juiz, desde que compreenda a importância da cadeira que irá ocupar.

O ministro acredita que a nomeação de Cristiano Zanin Martins para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal é uma questão de agradecimento pela indicação, mas que é importante lembrar que ser juiz é uma opção de vida permanente, já que o cargo é vitalício. Ele também destaca que o advogado enfrentará um impedimento em relação aos processos da Operação Lava Jato, nos quais ele atuou como defensor de Lula, devido a uma previsão do Código de Processo Civil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Marco Aurélio foi questionado sobre a hipótese de Cristiano Zanin Martins ter que julgar processos relacionados a Lula no STF. Ele se lembrou de quando o ex-presidente Fernando Collor, que o indicou ao Supremo na época, foi julgado na Corte máxima.

 “Saí (dos processos) por uma questão simplesmente ética e de foro íntimo. Se eu votasse a favor dele, iam dizer que eu estaria agradecendo com a capa. Se votasse contra, diriam que estaria sendo mais realista que o rei, demonstrar simplesmente independência”., disse o ex-ministro do STF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile