Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou para tornar réus 70 pessoas denunciadas por seu envolvimento na invasão e depredação dos prédios na praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.
Este é a sétima leva de julgamentos sobre o caso, que vai ocorrer de forma virtual até a próxima sexta (9). Até agora, o STF já aceitou 1.176 denúncias das 1.390 apresentadas pela Procuradoria Geral da União.
Foram registradas novas denúncias que envolvem 64 indivíduos acusados de serem os executores materiais dos crimes, além de outros 6 acusados de serem os autores intelectuais e os responsáveis por instigar os atos.
O julgamento segue em modalidade virtual, na qual os ministros depositam seus votos em um ambiente digital, tendo como prazo final para votação até às 23h59 da próxima sexta-feira (29). Nessa modalidade, não há debate e, caso haja um pedido de vista, o julgamento é suspenso. Se um pedido de destaque for feito, a decisão é levada ao plenário físico do tribunal.
Se as denúncias forem aceitas, haverá a instauração de ações penais, tornando os acusados réus. Em seguida, os processos seguirão para a fase de coleta de provas, incluindo depoimentos de testemunhas da defesa e acusação.