Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (27), o presidente da seccional de Minas Gerais da OAB, Sergio Leonardo, afirmou que tem havido excessos por parte de magistrados dos tribunais superiores do Brasil.
A fala foi feita por Leonardo durante evento com o presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso. O evento era de abertura da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.
De acordo com Leonardo, a advocacia brasileira merece respeito e coragem. Ele citou Sobral Pinto ao dizer que “a advocacia não é uma profissão para covardes”.
“Precisamos dizer, respeitosamente, mas em alto e bom som, que os excessos que vêm sendo praticados por magistrados nos tribunais superiores nos causam indignação e merecem nosso veemente repúdio. Nós somos essa voz é essa voz não pode e não será calada”, afirmou o presidente da OAB-MG.
Em seu discurso, Leonardo ainda elogiou Barroso, chamando-o de ‘ilustre’, e expressou o desejo da OAB-MG em construir “pontes em vez de muros”.
O presidente da OAB-MG também manifestou confiança de que as preocupações da advocacia quanto ao respeito às prerrogativas: “Registro aqui, em nome dos 27 presidentes de seccionais da OAB, que estamos confiantes, ministro presidente, de que as dores da advocacia quanto ao respeito às nossas prerrogativas para o pleno exercício profissional nos tribunais superiores, sejam curadas através da boa e respeitosa interlocução institucional entre vossa excelência e nosso presidente Beto Simonetti”.
ASSISTA:
Parabéns ao presidente da OAB/MG Sergio Leonardo. Assim como já critiquei muito a Ordem quando não se pronunciava diante dos abusos do STF, quisera eu estar aplaudindo de pé em Belo Horizonte essa fala feita agora há pouco diante do Min. "Perdeu, Mané" Barroso. Sensacional! pic.twitter.com/8HmfK57thG
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) November 27, 2023