Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em entrevista ao jornal O Globo, o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, anunciou na tarde desta quinta-feira (11) que retomará os inquéritos decorrentes da CPI da Covid.
O novo PGR de Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que analisará “o que for possível” em termos de consequências jurídicas.
“Temos dados da CPI para serem avaliados, decisões do Supremo que envia para a Procuradoria os achados que foram feitos no Congresso durante esse período. Vamos reanalisar aquilo que for possível realizar ainda em termos de análise e de repercussão jurídica do que foi feito, e do que deixou de ser feito”, disse Gonet.
Além da revisão dos inquéritos da CPI da Covid, o PGR comentou sobre as investigações dos atos do 8 de Janeiro.
Gonet afirmou que o MP levará as apurações “até as últimas consequências” e não agirá com base em prejulgamentos.
“O propósito de todos os envolvidos na apuração desses fatos é de ir às últimas consequências. É como eu disse, atuar de modo republicano. Quem tem o que explicar vai precisar explicar. Nós não vamos fazer prejulgamentos e dizer: ‘olha, você deve ter cometido isso. Então nós vamos punir’. Não, é atuar sempre de acordo com os parâmetros da Constituição, com respeito ao devido processo legal”, disse o novo PGR.