Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu na tarde desta sexta-feira (30) a intimação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para suspender a rede social X no Brasil em até 24 horas.
O órgão, responsável por regular o acesso à internet no país, já começou a notificar as operadoras, tendo as principais empresas sido avisadas.
No entanto, o processo pode sofrer atrasos devido ao grande número de prestadoras de serviço, aproximadamente 20 mil, espalhadas pelo país.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que as maiores empresas devem conseguir cumprir a determinação dentro do prazo estipulado pela decisão judicial, sendo que as operadoras mais estruturadas realizarão o bloqueio de forma rápida e assertiva.
Já as operadoras menores precisarão de mais tempo, e o cumprimento da ordem deve ocorrer em etapas. A expectativa é que, ao longo do final de semana, todas as empresas consigam implementar o bloqueio.
Baigorri observou que esta é a primeira vez que a Anatel precisa cumprir uma determinação de bloqueio dessa magnitude, mas ressaltou que, do ponto de vista operacional, a notificação às empresas é uma atividade rotineira para a agência.