Justiça

André Mendonça tranca duas investigações contra Cláudio Castro por suspeita de corrupção

(Rafael Campos/Gov. Rio de Janeiro/.)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou nesta quinta-feira (10) o trancamento de duas investigações contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), atendendo a um pedido da defesa do governador.

Os inquéritos, que tramitavam no Superior Tribunal de Justiça (STJ), investigavam um possível esquema de corrupção envolvendo desvios em contratos de assistência social no estado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) iniciou a análise do caso em 2020. No ano passado, o STJ acolheu o pedido da PGR e autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito contra Castro. No entanto, em julho deste ano, a defesa do governador recorreu ao STF, argumentando que o delegado responsável pela investigação violou uma norma da Polícia Federal ao não interrogar o governador, negando-lhe o direito de apresentar sua versão.

Mendonça afirmou que houve violação às regras de competência nas investigações. Ele destacou que, devido às nulidades constatadas e à conexão entre as investigações, ambas conduzidas pela mesma autoridade policial, era necessário o trancamento dos inquéritos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A defesa de Castro, em nota, afirmou que recebeu a decisão com alívio, destacando que a decisão do STF reconheceu diversas ilegalidades e abusos nas investigações. A equipe do governador também afirmou que a decisão respeitou os direitos e garantias fundamentais, pondo fim aos procedimentos considerados nulos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile