Justiça

Mais de 30 mil bacharéis em direito fazem exame da magistratura neste domingo

Foto: Criador de Imagens Bing

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Neste domingo (20), mais de 30 mil pessoas participam da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), uma prova que habilita bacharéis em Direito a concorrer a concursos públicos para o ingresso na magistratura, permitindo o exercício da função de juiz.

De acordo com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), responsável pela organização do exame, 33.147 candidatos estão inscritos nas capitais de todo o Brasil. Entre os inscritos, destacam-se 5.516 pessoas negras, 1.254 com deficiência e 33 indígenas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A primeira edição do Enam, realizada em abril deste ano, registrou 39.855 inscritos, dos quais 7.301 bacharéis se habilitaram para concursos promovidos pelos tribunais regionais federais, estaduais, do trabalho e militares.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Enam tem como objetivo garantir que os processos seletivos para a magistratura valorizem a vocação para a carreira, além do raciocínio e da capacidade de resolução de problemas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A habilitação obtida por meio do exame é válida por dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

A prova consiste em 80 questões que abrangem temas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e formação humanística, direitos humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ministros e autoridades estão acompanhando a aplicação do exame. No Rio de Janeiro, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, presenciou a abertura dos portões da Universidade Estácio de Sá.

Em Brasília, o diretor-geral da Enfam, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (TJ), Benedito Gonçalves, está monitorando a realização do Enam diretamente da escola, que conta com uma estrutura montada para fornecer informações em tempo real sobre todos os locais de prova do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As provas são aplicadas das 13h às 18h, no horário de Brasília.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile