Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, convocou os eleitores a comparecerem às urnas no próximo domingo (27) para o 2º turno das eleições municipais. Nesta data, cidadãos de 15 capitais e 36 municípios retornarão às urnas para escolher os prefeitos que concorrem aos cargos.
Ao todo, 33,9 milhões de eleitores estão aptos a votar, lembrando que não haverá segundo turno na disputa para o cargo de vereador.
Ao conclamar o eleitor a votar, a ministra Cármen Lúcia disse que o voto é uma benção da democracia: “A Justiça Eleitoral convida as eleitoras e os eleitores que compareçam às urnas. O voto é uma benção democrática. Em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós, que precisam de ter um Estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um gesto da participação livre”.
A também ministra do STF ainda ressaltou que quem não votou no 1º turno pode votar no 2º: “Se você [eleitor] não votou no primeiro turno, não tem importância. Pode comparecer com título de eleitor ou com outro documento com foto para que exerça seu direito, que também é um dever cívico com a sociedade brasileira”.
Os eleitores que não puderem comparecer às urnas no próximo pleito devem apresentar uma justificativa de ausência na votação. Assim como no primeiro turno, não haverá opção de voto em trânsito durante o segundo turno.
No dia da eleição, os cidadãos poderão justificar sua ausência pelo aplicativo E-título da Justiça Eleitoral ou em pontos físicos instalados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) para esse fim.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android até sábado (26), véspera da eleição.