Meio Ambiente

Cientistas encontram microplásticos na neve fresca da Antártida pela primeira vez

Os cientistas encontraram pela primeira vez microplásticos em nevascas recentes na Antártida, destacando a extensão da poluição plástica global, já que até as regiões mais remotas sofrem contaminação.

Pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, coletaram amostras de neve de 19 locais diferentes na plataforma de gelo Ross, na Antártida, e descobriram partículas de plástico em todos eles, de acordo com um  relatório publicado esta semana  na revista Cryosphere.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maioria das partículas era de um tipo de plástico chamado polietileno tereftalato, encontrado em roupas e garrafas de água. O estudo encontrou uma média de 29 partículas por litro de neve derretida, maior do que as concentrações marinhas relatadas anteriormente no Mar de Ross e no gelo marinho da Antártida.

Quando a Universidade de Canterbury Ph.D. A estudante Alex Aves viajou para a Antártida em 2019 para coletar amostras de neve, “estávamos otimistas de que ela não encontraria nenhum microplástico em um local tão primitivo e remoto”, disse a professora associada Laura Revell em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na época, havia poucas pesquisas sobre a presença de microplásticos no ar, e os cientistas ainda não conheciam o alcance do problema. Após a descoberta de Aves, Reve disse que “olhando para trás agora, não estou nada surpreso”.

“A partir dos estudos publicados nos últimos anos, aprendemos que em todos os lugares que procuramos microplásticos no ar, os encontramos”, disse Reve.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os microplásticos são pedaços de plástico menores que um grão de arroz. Eles são prejudiciais à saúde ambiental e podem levar a funções biológicas e reprodutivas limitadas nos organismos. Os microplásticos também podem exacerbar as mudanças climáticas, acelerando o derretimento da neve e do gelo.

Os pesquisadores sugeriram que os microplásticos encontrados nas amostras de neve poderiam ter viajado milhares de quilômetros pelo ar. Mas eles disseram que é tão provável que a presença de humanos na Antártida tenha estabelecido uma “pegada” de microplástico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É incrivelmente triste, mas encontrar microplásticos na neve fresca da Antártida destaca a extensão da poluição plástica até nas regiões mais remotas do mundo”, disse Aves em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile